Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Jaime Lerner expressa suas opiniões sobre os problemas urbanos


Os maiores desafios enfrentados hoje pelas cidades, chamam-se mobilidade, sustentabilidade e coexistência. Nada, porém, que não possa ser resolvido. Basta que o potencial de cada cidade seja aproveitado. O da mobilidade, por exemplo, pode ser resolvido em menos de quatro anos. Basta querer.
Essa é a opinião do ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, expressada na palestra que pronunciou para um público que lotou o auditório da Assesc, em Florianópolis-SC, sob o tema “ A Cidade em Três Dimensões”. Estavam presentes o prefeito municipal Dário Berger e o vice-prefeito João Batista Nunes.
Segundo Lerner, hoje 75% da emissão de carbono estão na cidade, e a segregação urbana acaba gerando a maioria dos problemas da sustentabilidade. Para o arquiteto é preciso educar a população quanto ao uso do carro, quanto à coleta do lixo, e principalmente, trazer o cidadão para perto do seu trabalho. Só assim o fluxo de veículos poderá ser reduzido. Fazer elevados, pontes, avenidas amplas e não educar os moradores leva ao mau uso do automóvel.
O arquiteto falou da importância da reutilização das áreas. Arenas multiuso, ruas, inclusive, podem servir a uma feira de artesanato pela manhã e à noite. O segredo da mobilidade está em um conjunto de todos os sistemas. É preciso, apenas, não deixar que um ocupe o lugar do outro e integrar os diversos tipos de transporte.
O urbanista falou também sobre a concepção das cidades e o traçado urbano, que comparou à uma tartaruga, que move casa e o trabalho em um mesmo local.
Para Lerner os quatro pontos principais para se resolver em uma cidade são: um menor uso do automóvel, a separação do lixo, a moradia perto do trabalho e o multiuso dos locais. Para o arquiteto, o principal quando se deseja resolver os problemas urbanos é ter uma resposta para a pergunta: “Qual é o seu sonho?” Quando a cidade possui um sonho, seus moradores lutam juntos para alcançá-lo. Para ele, “a cidade que não tem um sonho, não tem prioridade”.
Questionado sobre a Grande Florianópolis, Lerner respondeu que o município possui um grande atrativo ao ter o mar, e que é possível sim resolver a mobilidade tanto discutida na cidade. Ressaltou que o respeito ao meio ambiente é o quesito mais importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário