
(Crédito: Shutterstock.com)
Conteúdo positivo é mais viral do que o negativo
O que inspira as pessoas a lerem conteúdosonline? Mais além, o que as fazem compartilhar o que leem? Talvez seja porque você ache interessante ou surpreendente. Mas, com certeza, algo que faz você sentiralgo.
» Site disponibiliza 700 videos de matemática gratuitos
» Google cria site para ensinar alunos a pesquisar
» 3 motivos para a educação online
» Google cria site para ensinar alunos a pesquisar
» 3 motivos para a educação online
Especificamente, é aquele conteúdo que faz você sentir algo que chama atenção, que faz seu sangue correr mais rápido. Esta foi a decoberta da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
"Conteúdo positivo é mais viral do que o negativo, mas a relação entre emoção e transmissões sociais é mais complexa do que a validade do que foi postado", explicam os cientistas. "A viralidade é parcialmente seguida de excitações fisiológicas". Ou seja, basta que o conteúdo evoque excitações positivas (admiração) ou negativas (raiva ou ansiedade).
Os pesquisadores chegaram a tal conclusão a partir da análise de mais de 7000 artigos do jornal americanoThe New York Times compartilhados por e-mail.
As pessoas tendem a compartilhar conteúdos que as maravilhem e, embora a positividade seja um preditor de viralidade, também estão mais inclinadas a compartir coisas que as deixam zangadas ou ansiosas. Em contraposição, as pessoas não vao passar a diante conteúdos que as esvaziem. Ou seja, que, em vez de fazê-las sentirem algo, deixam-nas vazias, sem opinião, sem marcar a pessoa que leu.
"Provedores de conteúdo online precisam prestar mais atenção às emoções presentes no artigo que criaram. Desta forma, pode-se ganhar mais audiência a partir do que foi escrito", finaliza o marketeiro digital e consultor de mídias sociais, Jeff Bullas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário