Páginas

quarta-feira, 27 de junho de 2012

2 bolsas de estudo que você precisa ver

Confira duas dicas de bolsas de estudo para estudantes interessados em pós-graduação e pós-doutoramento e para professores interessados em desenvolver projetos de pesquisa na Alemanha



imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com
As bolsas são para estudantes interessados em pós-graduação, pós-doutoramento e também para docentes interessados em desenvolver projetos de pesquisa
Universia Brasil, maior rede ibero-americana de colaboração universitária presente em 23 países, reuniu um pacote debolsas de estudo para estudantes interessados em pós-graduação, pós-doutorado e também para docentes interessados em desenvolver projetos de pesquisa. As oportunidades são para estudar na Alemanha e em Portugal. Confira:



1) Concurso para atribuição de bolsas individuais de Pós-Doutoramento – FCT

Fundação para a Ciência e Tecnologia abre concurso para atribuição de bolsas individuais de Pós-Doutoramento. As bolsas destinam-se a candidatos doutorados, preferencialmente os que tenham obtido grau há menos de seis anos, para realizar trabalhos avançados de investigação.

A bolsa tem duração, em regra, de um ano, mas pode se prorrogada até o prazo máximo de seis anos, desde que obtenha parecer favorável na avaliação intermédia feita no fim do primeiro triênio.

As bolsas aprovadas poderão ter início em data a ser definida pelo candidato, desde que se iniciem depois de 1 de janeiro de 2013 e antes de 31 de dezembro de 2013. As bolsas são poderão ter início antes da receção, pela FCT, de toda a documentação que dará suporte à candidatura; bem como não poderão ser iniciadas antes da devolução do contrato de bolsa devidamente assinado, por parte do candidato.

O período de inscrições termina no dia 03 de julho de 2012. Os interessados devem conseguir apoio de uma instituição de acolhimento Portuguesa para terem a candidatura validada.

As candidaturas devem ser enviadas por e-mail, utilizando o formulário disponibilizado pela FCT. Mais informações estão disponíveis no site.


2) Programa UNIBRAL I – Capes

Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) desenvolve, em parceria com o DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), o Programa UNIBRAL, que tem como objetivo apoiar projetos de parceria entre universidades brasileiras e alemãs para promover o intercâmbio de docentes e estudantes de graduação. O programa se divide em duas modalidades, o UNIBRAL I e o UNIBRAL II.

O UNIBRAL I visa o intercâmbio de docentes e estudantes de graduação dos dois países, além de estimular a aproximação das estruturas curriculares nas áreas de projetos. A participação no projeto só será possível caso haja um convênio entre a instituição brasileira e a alemã.

Serão concedidos recursos para financiamentos de missões de trabalho, bolsas de estudos e aquisição de material de consumo para o projeto. Além disso, a Capes custeará as passagens aéreas, o seguro saúde e as diárias dos docentes brasileiros na Alemanha. Já os estudantes de graduação receberão passagens aéreas, seguro saúde, auxílio instalação e bolsa por períodos de até dois semestres letivos.

A proposta deve ser apresentada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação ou órgão equivalente da instituição à qual o candidato pertence. Só serão financiados os equipamentos destinados ao uso compartilhado na estrutura de pesquisa científica dos programas de pós-graduação. Poderão ser solicitados até quatro equipamentos por subprojeto, desde que o valor não ultrapasse a faixa de apoio estabelecida, e os equipamentos solicitados devem se relacionar diretamente com o objetivo e as linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação.

As propostas podem ser submetidas até o dia 26 de julho de 2012. Mais informações estão disponíveis no site e no edital, pelo e-mail equipamentos 2012@capes.gov.br ou ainda por meio do telefone da Central de Apoio ao Usuário da Capes, que é (61) 2022-6230.



Nenhum comentário:

Postar um comentário