Páginas

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Por que ouvimos nossa música preferida várias vezes?

Cientistas da Universidade Americana descobrem os motivos que nos levam a repetir a mesma música ou a assistir um filme repetidas vezes 



Crédito: Shutterstock.com
Crédito: Shutterstock.com
Os três motivos principais seriam os resultados garantidos, a redescoberta de detalhes sutis e a melhor visualização resultante da ação repetida
Pesquisadores da Universidade Americana, em Washington nos Estados Unidos, estudaram as motivações que levam as pessoas a rever ou ouvir um filme e músicas várias vezes. De acordo com a professora de marketing Cristel Russell, autora do estudo, os três motivos principais seriam os resultados garantidos, a redescoberta de detalhes sutis e a melhor visualização resultante da ação repetida. A pesquisa será publicada noJournal of Consumer Research, em agosto.


Cristel Russell e o co-autor Sidney Levy chamam esse processo de re-consumo. Foram analisadas as razões que levam uma pessoa a ler o mesmo livro várias vezes, assistir o mesmo programa de TV ou irviajar para os mesmos locais. Do ponto de vista comercial, o re-consumo é muito importante, pois cria lealdade entre consumidores e produtos ou serviços.


“Entender o re-consumo e as motivações por trás dele é incrivelmente importante.” Russell explica. “Se pudermos olhar para as causas subjacentes, poderemos ajudar os negócios a entender seus clientes e a criar produtos que os consumidores irão usar várias vezes seguidas.”

Além disso, foram também analisados os aspectos psicológicos e experimentais do re-consumo. O estudo mostrou que as motivações por trás desse comportamento eram muitas vezes complexas e nuançadas. Foram entrevistadas pessoas da Nova Zelândia e dos Estados Unidos. “Nós determinamos que esse comportamento serve para atingir cinco propósitos principais: regressão, progressão, reconstrução,relacionamentos e reflexão”.

Russel esclarece que a principal razão das pessoas é muito mais complexa do que a simples nostalgia. “Para as pessoas separarem tempo de suas vidas ocupadas para fazer algo várias vezes repetidas, é necessário que as motivações sejam profundas e comoventes.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário