Os livros de marketing juram que você deve sorrir sempre (e sorrir, claro, não faz mal nenhum!). Mas o fato é que se sua sopa for realmente boa, os clientes não faltarão
Olá, caro leitor. Nesta semana vamos a pergunta que escolhemos para responder responder foi enviada por Matuza Augusto, que trabalha em um grande banco, mas gostaria de empreender na área de TI. Matuza trabalha em um setor diferente, e nos pergunta se perderia credibilidade com clientes e potenciais investidores ao desenvolver um projeto fora de sua área de atuação profissional.
Empreender é algo que por si só é arriscado. É normal surgirem as mais variadas dúvidas. "Será que sou adequado?", "tal característica vai me atrapalhar?", "Preciso de mais dinheiro, conhecimento, tamanho, beleza, (insira aqui sua característica da vez)?"
Se seu foco é o varejo, estamos mais vulneráveis aos gostos e desgostos das pessoas. Ainda assim, se você oferecer algo que as pessoas queiram ou precisem, a um preço que elas possam pagar, estará em bons lençóis.
Empreender é algo que por si só é arriscado. É normal surgirem as mais variadas dúvidas. "Será que sou adequado?", "tal característica vai me atrapalhar?", "Preciso de mais dinheiro, conhecimento, tamanho, beleza, (insira aqui sua característica da vez)?"
Matuza, se você quer abrir uma empresa, há apenas uma questão com a qual vale a pena se preocupar: sua empresa cria valor? A verdade é que se seu empreendimento criar valor para seus clientes, o resto é consequência.
Se sua empresa de TI vai ter outras empresas como clientes, o que realmente importa é se, de alguma forma, você ajuda seus clientes a aumentarem os lucros. Você pode fazer isso oferecendo serviços que diminuam os custos, ou que aumentem a renda deles. No melhor dos mundos você faz ambos. Não importa, tudo que seus clientes em potencial querem saber é se sobrará mais dinheiro se eles começarem a fazer negócios com você. Claro, nem todo mundo é tão racional e outros fatores podem influenciar, Mas podemos dizer com bastante segurança que uma boa parcela de seu mercado sabe identificar uma boa oportunidade. Se o que você oferece vale a pena, sua empresa valerá a pena.
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Imagem: reprodução |
Se seu foco é o varejo, estamos mais vulneráveis aos gostos e desgostos das pessoas. Ainda assim, se você oferecer algo que as pessoas queiram ou precisem, a um preço que elas possam pagar, estará em bons lençóis.
Correndo o risco de entregar minha idade, um dos meus seriados favoritos é a série americana "Seinfeld", que fez sucesso nos anos 90 e ainda é repetida na TV a cabo.
Um dos episódios mais famosos é o "Nazista da Sopa". Nele, os personagens descobrem uma sopa maravilhosa. O único problema do local é o dono. Extremamente mau humorado, o "Nazista da Sopa" faz todos os clientes seguirem seus rígidos padrões: devem formar fila, se comportar e pagar de determinada forma. Qualquer desvio por parte dos clientes, eles são expulsos do estabelecimento com a frase "Sem sopa para você" (que até se tornou um bordão nos EUA na época do seriado).
O que poucos sabem é que o nazista da sopa foi inspirado por um estabelecimento real de Nova Iorque. A sopa é fantástica, mas o proprietário é notoriamente grosso e mal humorado. Após o episódio ir ao ar, o Nazista da Sopa do mundo real chegou a expulsar aos gritos alguns integrantes do show de seu estabelecimento.
A moral da história? Se sua sopa for realmente boa, as pessoas virão.
Sim, eu sei que os livros de marketing juram que você deve sorrir sempre, fazer tudo de forma perfeita e tudo será absolutamente fantástico. Mas no mundo real até alguém como o Nazista da Sopa podem ter o seu lugar ao sol.
Se seus clientes tiverem um bom motivo, continuarão vindo. Se você precisa de investidores, tudo que eles querem saber é se você montará um bom negócio. E assim por diante com todas as dificuldades que você possa imaginar. Tudo gira em torno de você ter ou não algo que valha a pena.
Por fim, lembre-se disso: se você está pensando em empreender, detalhes ajudam. Mas se o que você oferece não tem valor, "sem sopa para você"!
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