Páginas

terça-feira, 16 de outubro de 2012

6 perguntas que você deve fazer antes de falar não para seu chefe

Antes de falar não para seu chefe, confira as seis perguntas que você deve fazer para si mesmo para não correr o risco de tomar a decisão errada e se prejudicar na empresa


Você está cheio de trabalhos, sem tempopara novas tarefas, e seu chefe passa um novo projeto para sua responsabilidade. Convicto que não poderá completar tudo que precisa, você está certo de que irá falar não para seu superior. Mas, espere um pouco, antes de se posicionar para seu chefe, veja seis perguntas que deve fazer para si mesmo e não correr orisco de errar.
  
Confira seis perguntas que você deve fazer antes de falar não para seu chefe:
1. Eu estou trabalhando em várias coisas importantes que me deixam sem tempo para esse novo projeto?
2. Eu posso delegar algum de meus trabalhos para outras pessoas da equipe?
3. Posso priorizar esse projeto e deixar outros, menos urgentes, para mais tarde?
4. Esse trabalho irá prejudicar minhas outras tarefas?
5. Eu não tenho a capacidade necessária para fazer esse projeto?
6. Eu sou a única pessoa competente que pode fazer esse trabalho?

Se depois de responder as perguntas e analisar sua situação você decidiu falar não para seu chefe, veja três dicas para fazer isso:

Como falar não para seu chefe: 1. Sem tempo

Se o motivo pelo qual você decidiu rejeitar o trabalho foi falta de tempo, prepare uma lista com os outros projetos nos quais está trabalhando. Se seu chefe não foi o responsável por passar essas tarefas para você, então ele não saberá de tudo o que você está fazendo.

Como falar não para seu chefe: 2. Seus outros trabalhos serão prejudicados

Se você irá recusar porque outros trabalhos serão prejudicados com a chegada do novo projeto, explique toda a situação para seu chefe. Ele irá apreciar sua transparência e dedicação.

Como falar não para seu chefe: 3. Você não tem as competências

Se você decidiu não aceitar porque não tem as competências necessárias para realizar o projeto - ou acha que ele está fora de sua área - explique para seu chefe e pergunte a ele se há outras tarefas que pode fazer no futuro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário