
(Crédito: Shutterstock.com)
O valor da taxa de inscrição será de R$ 35. Alunos que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento da taxa de inscrição
A edição 2012 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve mais de 1,15 milhão de estudantes inscritos em apenas dois dias. As inscrições poderão ser feitas até as 23h59 do dia 15 de junho no site do Enem. "Devemos ter um crescimento bem importante no número de inscritos este ano", disseministro da Educação, Aloizio Mercadante. No ano passado, o exame recebeu mais de 6 milhões de inscrições.
» Inscrições para o Enem 2012 estão abertas; veja como se inscrever
» Confira os cursinhos gratuitos para o Enem e pré-vestibular
» 10 temas que podem cair na redação do Enem 2012
» Todas as notícias sobre o Enem 2012
» Confira os cursinhos gratuitos para o Enem e pré-vestibular
» 10 temas que podem cair na redação do Enem 2012
» Todas as notícias sobre o Enem 2012
O valor da taxa de inscrição será de R$ 35. Alunos que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento da taxa de inscrição. Os que não estão isentos devem efetuar o pagamento até 20 de junho por meio do boleto gerado durante a inscrição.
No ato de inscrição é emitida uma guia para ser paga em uma agência do Banco do Brasil até o dia 20 de junho. O comprovante da inscrição estará disponível no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao. O candidato deve fornecer o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o seu número do documento de identidade (RG).
O edital do Enem indica que será obrigação do candidato conferir no sistema do Inep, órgão vinculado aoMEC responsável pela organização do Enem, se a inscrição foi concluída com sucesso. Que não for isento deverá acompanhar a confirmação do pagamento da taxa. O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha.
Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. O Inep fornece provas diferenciadas, intérpretes e salas de aula e mobiliários acessíveis. Os estudantes que estão internados e recebem aulas dentro do hospital poderão realizar a prova no próprio hospital, desde que indiquem a necessidade na inscrição.
As provas do Enem 2012 serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. No primeiro dia do exame, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de Ciências Humanas e da Natureza. No domingo será a vez das provas de matemática e Linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.
O Enem é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além das bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteiras. OEnem também certifica o estudante que não concluiu de forma regular o ensino médio. A partir de 2012, a nota de corte para a certificação sobe de 400 para 450 pontos em cada área e será de 500 na redação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário