Para que sua apresentação seja um sucesso, algumas dicas rápidas fazem toda a diferença. Veja o que conquista e mantém a atenção de sua platéia
Crédito: Shutterstock.com
Susan aconselha os palestrantes a começarem suas apresentações com aquilo que a platéia acredita ou concorda
A psicóloga norte-americana
Susan Weinschenk é autora de diversos livros e estudos sobre o
comportamento humano e o como funcionam os processos mentais inconscientes que levam as pessoas a
tomarem decisões, ser persuadidas e influenciadas emocionalmente. Em um de seus livros sobre apresentações e como ser um palestrante bem sucedido, ela fornece diversas dicas baseadas em pesquisas científicas que nos dizem como as pessoas prestam ou não atenção em um palestrante e quais fatores podem influenciar esse comportamento.
Para que sua apresentação seja um sucesso e você conquiste sua platéia, veja três dicas de Susan Weinschenk:
Dicas para conquistar seu público: 1) Comece com aquilo que as pessoas acreditam
Susan aconselha os palestrantes a começarem suas apresentações com aquilo que a platéia acredita ou concorda. “Se alguém começar uma palestra elogiando celulares Android e como eles são superiores aosiPhones, então provavelmente você perdeu minha atenção logo no início.” Susan acrescenta que se a pessoa “começar com uma ideia que eu concordo ou conheço - por exemplo, como os iPhones são incríveis – então você tem uma chance de me conquistar.”
Dicas para conquistar seu público: 2) Surpreenda as pessoas
Quando fazemos uma apresentação ou palestra, as pessoas irão nos julgar de acordo com seus “filtros” culturais e pessoais. Para que você seja aprovado nesses filtros, procure surpreender as pessoas com algo que elas não sabem sobre assuntos que gostam. Ainda no exemplo dos celulares, a psicóloga conta uma experiência parecida. “Recentemente ouvi que mais de 50% das vendas de smartphones era composta por Androids e apenas 33% era de iPhones. Isso me surpreendeu e me fez parar e pensar que talvez eu deveria descobrir mais sobre os celulares Android”. Esse exemplo é prático especialmente para palestras de vendas ou apresentações em negociações.
Dicas para conquistar seu público: 3) Provoque a dissonância cognitiva
Dissonância cognitiva é a sensação de desconforto que acontece quando uma pessoa é apresentada a dois conceitos com os quais concorda, mas que podem ser opostos. Por exemplo, se você acredita que é uma pessoa caridosa, que se importa com a necessidade dos outros, mas não doa dinheiro para causas humanitárias, então está em dissonância cognitiva. Isso é útil em uma palestra ou apresentação, pois a reação das pessoas pode contribuir para o objetivo do palestrante, por exemplo, a doação para a instituição de caridade em questão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário