Páginas

terça-feira, 3 de julho de 2012

Conheça Cipreste, de Kanõ Eitoku

A obra de hoje no projeto Um Pouco de Arte para sua Vida é oriental e foi pintada por Kanõ Eitoku, considerado um dos mais famosos pintores da arte japonesa



imagen-relacionada
Crédito: Wikipédia
A obra é uma concepção ousada, em tela dobrável, dominada pelo tronco vigoroso e pelos galhos de um antigo cipreste
O projeto Um Pouco de Arte para sua Vidahomenageia hoje o pintor Kanõ Eitoku, com sua obra Cipreste. O artista veio de uma família de outros pintores e forjou um novo estilo, tornando-se o mais requisitado pintor de Kyoto na época das guerras feudais do Japão.


» Confira a lista de todas as obras de arte

» Sobre o projeto "Um pouco de arte para sua vida"


A obra é uma concepção ousada, em tela dobrável, dominada pelo tronco vigoroso e pelos galhos de um antigo cipreste, delineado contra o fundo de nuvens douradas. O quadro foi encomendado no período Momoyama (1573 - 1615), quando poderosos senhores de guerra unificaram o Japão e construíram grandiosos castelos com interiores de decoração luxuosa.

O enorme cipreste talvez represente a forla e o poder daquele que encomendou a pintura, enquanto o folheado a ouro - símbolo de riqueza e status - efletiria qualquer luz disponível no interior do castelo, dando à obra um panorama brilhante.


4 detalhes de Cipreste se destacam:

1. Tronco:

O tronco pesado da árvore é o foco principal da pintura. Ele emerge em diagonal da base dos três painéis do lado esquerdo do biombo, e seus ramos contorcidos se estendem para os lados nos demais painéis, de maneira que o cipreste passe uma impressão vívida e arrojada.


2. Liquens:

As manchas claras que aparecem em toda a tela com a cor cinza-esverdeada se repretem na superfície rugoda das árvores representando os liquens e dando uma impressão de textura. Mais importante que isso, elas acrescentam ritmo e criam um padrão em toda a composição.


3. Ramos torcidos:

Os ramos torcidos são delineados com clareza contra o fundo dourado. Os galhos tortuosos possuem contornos pretos que fazem com que eles pareçam vivos na pintura.


4. Nuvens de ouro:

As ondulações das núvens fazem eco às formas sinuosas do cipreste e o folheado do ouro ilumina os ramos da árvore. Durante a noite a luz das velas era capaz de lançar um brilho profundo nas escuras salas do castelo.

Cipreste


Ficha Técnica - Cipreste:


Autor: Kanõ Eitoku
Onde ver: Museu Nacional de Tóquio, Japão
Ano: 1580 - 1590
Técnica: Biombo com oito painéis, tinta colorida e folhas de ouro sobre papel
Tamanho: 1,7m x 4,6m
Movimento: Arte Japonesa



Nenhum comentário:

Postar um comentário