Páginas

terça-feira, 3 de julho de 2012

Conheça Interior Vermelho, Natureza-Morta Sobre Mesa Azul, de Henri Matisse

A obra de arte homenageada hoje pelo projeto Um Pouco de Arte para sua Vida é do pintor francês Henri Matisse



imagen-relacionada
Crédito: Wikipédia
O artista sempre demonstrou a sua predileção por interiores, especialmente quando apresentavam uma janela com vista para um jardim ou paisagem
Interior Vermelho, Natureza-Morta Sobre Mesa Azul, de Henri Matisse, é a obra homenageada hoje pelo projeto Um Pouco de Arte para sua Vida. A obra é um das últimas pinturas a óleo produzidas pelo artista.


» Confira a lista de todas as obras de arte

» Sobre o projeto "Um pouco de arte para sua vida"


Interior Vermelho, Natureza-Morta Sobre Mesa Azul pertence a uma série de interiores pintada entre 1946 e 1948, época em que o pintor se aproximava dos 80 anos e estava preso à cama ou à cadeira de rodas, após uma cirurgia causada por um câncer em 1941.

O artista sempre demonstrou a sua predileção por interiores, especialmente quando apresentavam uma janela com vista para um jardim ou paisagem. Ainda que as cores sejam quentes e o desenho ousado, o quadro tem o objetivo de expressar a sensação de paz, já que o pintor prezava pela paz de espírito no seu ambiente de trabalho.


5 detalhes de Interior Vermelho, Natureza-Morta Sobre Mesa Azul se destacam:

1. Mesa:

Matisse varia o ponto de vista nessa pintura, já que o impacto visual e a harmonia eram mais importantes para ele do que o naturalismo convencional. A mesa é um exemplo obvio disso, já que é vista de cima, enquanto os outros objetos são vistos do nível dos olhos.


2. Medalhão de argila:

O medalhão é a primeira escultura do pintor que se conservou - um retrato de uma jovem que ele amava quando estudante. Matisse teve uma filha com essa jovem, mas foi abandonado por ela um ano depois.


3. Forma e cor:

As linhas fluidas e sinuosas da fruteira sobre a mesa lembram o movimento Art Nuveau, importante quando matisse se estabelecia como pintor. O vigor das formas condiz com o vermelho e o azul.


4. Vaso de flores:

Embora a mesa seja vista de cima, o vaso é visto de lado. Matisse gostava de flores e tinha o hábito de incluí-las em seus quadros, como detalhe de uma composição figurativa ou de um interior.


5. Vista da janela:

A visão através de uma janela era um dos temas favoritos na obra de Matisse. Em particular, ele gostava de retratar janelas altas, que inundassem o ambiente com a luz mediterrânea.

Interior Vermelho, Natureza-Morta Sobre Mesa Azul


Ficha Técnica - Interior Vermelho, Natureza-Morta Sobre Mesa Azul:


Autor: Henri Matisse
Onde ver: Kunstsammlung Nordhein-Westfalen, D¬usseldorf, Alemanha
Ano: 1947
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 116cm x 89cm
Movimento: Fauvismo



Nenhum comentário:

Postar um comentário